28/09/15

1;2 - Un die esto tenie que acuntecer





1 - Mia Couto(Scritor Moçambicano):

… Mia Couto nasceu e foi escolarizado na Beira, cidade capital da província de Sofala, em Moçambique - África. Adotou o seu pseudónimo porque tinha uma paixão por gatos e porque o seu irmão não sabia pronunciar o nome dele. Com catorze anos de idade, teve alguns poemas publicados no jornal "Notícias da Beira" e três anos depois, em 1971, mudou-se para a cidade capital de Lourenço Marques (agora Maputo). Iniciou os estudos universitários em medicina, mas abandonou esta área no princípio do terceiro ano, passando a exercer a profissão de jornalista depois do 25 de Abril de 1974…….




2 - Un die esto tenie que acuntecer


Stá culas calças na mano la geraçon de pais que eiducórun ls sou ninos na fartura maldosa, portegendo-los de las çficuldades e scundendo-les las agruras de la bida.


Stá culas calças na mano la geraçon de filhos que nunca fúrun ansinados a lhidar cun frustaçones (cuntrariados).


L’eironie de todo esto ye que ls jobes que agora se dízen (i tamien stan) culas calças na mano son ls que mais tubírun todo. Nunca nanhua geraçon fui, cumo esta, tan perbileijiada na sue anfáncia i na sue jubentude.
-----------------------------------------------------------

Un dia isto tinha que acuntecer
(Está à rasca a geração dos pais que educaram os seus meninos numa abastança caprichosa, protegendo-os de dificuldades e escondendo-lhes  as agruras da vida.  Está à rasca a geração dos filhos que nunca foram ensinados a lidar com frustrações.  A ironia de tudo isto é que os jovens que agora se dizem (e também estão) à rasca são os que mais tiveram tudo. Nunca nenhuma geração foi,      como esta, tão privilegiada na sua infância e na  sua adolescência). 

                                        .......cuntina ne ls próssimos dies.

Sem comentários: